Sobre o melancólico fim de uma era

quinta-feira, 14 de julho de 2011


O início nunca é fácil quando mal sabemos o que enfrentar. É nele que arriscamos, sofremos, caímos e levantamos. Quando passa, o meio se torna especial, onde os frutos começam a aparecer. Todo o futuro passa a se desenvolver e, quando dá certo, a mudança que ocorre em outras pessoas é perceptível, seja conhecidas ou desconhecidas, quem mora logo ali ou do outro lado do mundo, de cor, sexo, idade e personalidades distintas... Não importa; as diferenças passam a ser semelhanças. E foi isso que aconteceu com Joanne Kathleen Rowling, ou simplesmente J. K. Rowling: ela construiu uma era, deu início a uma lenda e trouxe o mágico mundo dos livros àqueles que não conheciam, apresentado-lhes aventuras, comédia, lágrimas, mistérios, romance e muita, muita magia. Entrelinhas, aprendemos a coragem, o amor, a importância da amizade, a escolha entre o bem e o mal, a confiança e o adeus - mas esse, especificamente, foi a falha no plano.

Com tantas despedidas em seus livros, J. K. tentou preparar-nos para o fim. Mesmo ansiando por ele e tentando desvendar, em sites e foruns, todos seus mitérios deixados, o adeus era uma data que ninguém queria que chegasse. Afinal, como seria viver em um mundo sem Rony usando seu humor, Hermione solucionando problemas e Harry se metendo em problemas e salvando a todos?

Mas agora é hora de sair da zona de conforto e tentar conviver com a ideia de que eles cresceram, deixaram Hogwarts e não viverão aventuras novas. É difícil acreditar que Você-Sabe-Quem não irá aparecer para tentar destruir nosso herói, assim como Dobby, o elfo livre, não ajudará quem o libertou. É estranho ter se acostumado com as sábias frases de Alvo Dumbledore, as transformações de Sirius em cachorro, a confiar e se surpreender com Snape, a beleza de Cedrico Diggory, as mudanças de look da Tonks, os riscos de Lupin, a risada de Bellatrix Lestrange, as idiotices de Crabe, a vigilância constante de Olho-Tonto Moody, as invenções de Fred Weasley, a traição de Rabicho, as mensagens de Edwiges e as tentativas de Rufo Scrimgeour em levar Harry para o Ministério.

E então fomos perdendo cada um deles a cada livro e, mesmo se forçando a sobreviver sem eles, nada foi tão impossível de suportar como o fim da saga. Perto da sensação horrível que ficou após "A cicatriz de Harry nunca mais doeu. Tudo estava bem", a ausência de personagens tão marcantes é quase (e estranhamente) capaz de aguentar. A memória de todos estariam ali, guardadas dentro de cada fã, a cada nova linha. Mas o término de uma era impede que qualquer um reviva, mesmo que em quadros pelos corredores ou memórias em uma Penseira.

Harry, Rony e Hermione deixaram de nos contemplar com suas aventuras desde que foi lançado o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, onde foi encerrado não só um capítulo de Hogwarts, mas de uma época para ser lembrada. Como legado, todos nós, trouxas, ficamos com a mensagem que Rowling tanto deixou transparecer em suas histórias: o amor, a amizade e a união.

O fim vai chegar para cada um assim que, sentados em uma poltrona confortável sob a escuridão, Harry vai dizer adeus. Cada um terá seu momento de risos, lágrimas e vazio. E o meu começa amanhã, 15 de julho, às 16:45. Após esse momento, tudo o que li e assisti estará guardado em minha memória, em meu coração, assim como os DVDs e livros que estão na prateleira, de onde sairão quando eu precisar entrar em uma escola onde a magia realmente acontece para reviver conquistas e reencontrar quem me acompanhou durante anos.

O melancólico fim está se aproximando e, ausente de uma bola de cristal e sabedoria para ler as estrelas, não sei como será a continuação de minha história. A única certeza é que Hogwarts sempre estará lá esperando para me receber em casa dentro de 7 livros, 198 capitulos e 3283 páginas.

Obrigada J.K. Rowling, por compartilhar todos esses anos de magia e nos trazer Harry Potter. Hermione Granger. Rony, Gina, Fred, Jorge, Percy, Molly, Carlinhos, Gui e Arthur Weasley. Dobby e Monstro. Grope e Hagrid. Petúnia, Valter e Duda Dursley. Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall, Binns, Siblia Trelawney, Severo Snape, Dolores Umbridge, Firenze, Pomona Sprout, Flitwick, Holanda Hooch, Horácio Slughorn, Quirrel e Gilderoy Lockhart. Remo Lupin, Pedro Pettigrew, Sirius Black, Tiago Potter e Lilian Evans. Luna Lovegood, Dino Thomas, Simas Finnigan, Cedrico Diggory, Olívio Hood, Cho Chang, Lilá Brown, Gêmeas Patil e Neville Longbottom. Mulher Gorda. Alastor Moody, Quim Shacklebolt e Ninphadora Tonks. Argo Filch e Madame No-r-r-a. Draco, Lucio e Narcisa Malfoy. Bartolomeu Crouch e Bartolomeu Crouch Jr. Cornélio Fudge e Rufo Scrimgeour. Gregory Goyle e Vicent Crabe. Igor Karkaroff e Victor Krum. Maxime e Fleur Delacour. Murta que Geme, Nick-Quase-Sem-Cabeça, Barão Sangrento, Dama Cinzenta, Frei Gorducho e Pirraça. Bellatriz Lestrange, Irmãos Carrow, Dolohov, Rosier, Greyback, Mulciber, Régulo Black,  Travers, Yaxley, Macnair e quem deu início a tudo isso, Lord Voldemort.

Onde a era termina, a lenda começa.




13 comentários:

  1. Muito linda a sua homenagem! To te seguindo, beijoos :*
    http://prettyskirt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. que pena que chegou ao ''fim''............amei sua homenagem, vc arrasou! >.<

    flor, amei seu bloguinho!
    já estou SUPER seguindo! pode me seguir também? *-*

    http://ofabulosomundodemarcellilessa.blogspot.com/

    Beijinhos, flor!
    espero sua visitinha no meu blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi, to seguindo o blog. Adorei tudo aqui achei super lindo, se puder da uma passadinha la no meu. Beeijos!
    www.apenastendencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Harry Potter fez parte da infãncia/pré/adolescência de todos nós, toda a magia, aventura e encantamento nos cativou até o último momento e cativará as futuras gerações que conhecerão essa história de magia através de nós.

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me de quando Harry Potter começou: era aquela euforia entre as crianças, todos queriam ser como ele. As brincadeiras de colégio eram sobre ele. Tudo girava em torno dele. Nós crescemos, e Harry também. Os assuntos foram ficando mais sérios - agora éramos todos gente grande. E tudo acaba um dia. Mas creio que nunca terá fim enquanto houver alguém que levar em seu coração uma infância e adolescência com o Harry, afinal, crescemos todos juntos, não é mesmo?
    Bjo! (:

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida alguma o fim da saga de Harry Porter vai deixar saudades... É uma história que fala muito mais de magia, fala do crescimento de cada um, do amadurecimento, da luta por se chegar a um objetivo, enfim, a autora conseguiu de forma mágica, contar a vida de qualquer um de nós!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas o mundo de Harry Potter vai deixar saudades. Mais a magia não acaba, ela esta dentro de quem acredita nela. Mais que HP vai deixar saudade,a isso vai...

    ResponderExcluir
  8. verdade seja dita: Harry Potter; melhor saga já feita! Deixará muitas saudades meeesmo! Amei o blog; to seguindo...

    beijos mil ♥

    http://uzeabuze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo, disse tudo e mais um pouco do que eu mesma estou sentindo. Vai ser complicado seguir em frente sabendo que não haverá mais nada igual ou semelhante a esse história que nos acompanhou desde sempre!

    ResponderExcluir
  10. Lindo post, com certeza essa saga nos ensinou muitas coisas e nos fez sonhar e viajar sem nem ao menos sair do lugar! *-*

    Beijos,
    Marri

    www.coisasdemarri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estão todos muito triste, menos eu pq não gosto uashuashuhs mas sem o quanto fará falta a outros!
    amo vir aqui, bjs bjs
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Amooo HP acho que no fundo nunca vai ter acabado, pois quem realmente é fã, vai guardar cada momento de HP pra sempre =D

    misspenelope-teen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. O fim de uma era pra todos nós, mas Harry sempre estará vivo e tendo continuidade no coração de cada fã *-*

    ameei o bloog, toh te seguindo, me segue ?

    http://leideanediniz.blogspot.com/

    avisa-me se fizer parcerias :*

    ResponderExcluir

Quando for postar um comentário, favor usar a opção Nome/URL. Obrigada.







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!