Mudando o domínio do seu blog!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quando fiz o post "Como ter um blog?" um dos itens citados foi a escolha do servidor que hospedaria seu endereço na web. Na época, ainda usava o Wordpress e o link do #PPC terminava em co.cc (quem é dessa época? ha). Após problemas com o host, migrei para o Blogspot e ganhei o domínio .com da  fofa da Lorenna, dona do Garotas Dizem

Por ter um endereço "diferente", muitos amigos (oi pessoal do técnico! ha) e leitores fazem cara de espanto quando conto que uso o Blogspot para manter o #PPC. O fato é que, depois de ter um domínio próprio, as visitas cresceram muito por ser mais fácil memorizar o endereço do blog (apesar dos "pronta pra crescer" que ainda escuto dos amigos haha) e ganhou um aspecto "profissional", com cara de site. Legal, não é?

Infelizmente, nem todos aqui podem pagar um domínio próprio. Apesar de baratos - são em torno de quinze reais por ano - não é todo blogueiro que possui um cartão ou permissão dos pais para investir nisso, certo? Então, se você quer dar uma cara nova ao blog e deixá-lo com um toque profissional, aqui vai a dica: aproveite os domínios gratuitos!

O único que realmente usei foi o co.cc mas, como ainda duvido que ele tenha sido o motivo do problema quando usava o Wordpress, prefiro não indicar. Por isso, antes de tudo, procure conhecer o que vai escolher. Pesquise sugestões - e opiniões - no Google, que ajudam muito! Conhecer experiências dos outros ajudam a evitar correr riscos.

Escolhido onde vai criar o domínio, agora é hora de colocá-lo no Blogspot, certo? E, afinal, chegamos ao objetivo do post de hoje: aprender a fazer o Blogger reconhecer o novo endereço.

Na guia configurações, clique em publicação. Após isso, clique em domínio personalizado, como mostra a imagem abaixo:
Na página você vai encontrar o item "Já tem um domínio? Ir para configurações avançadas" acima do botão de verificar disponibilidade. Clique nele.

Em "seu domínio" coloque o endereço escolhido (no meu caso seria www.prontaparacrescer.com) e deixe o "não" no "usar um host de arquivos ausentes". Digite a verificação e salve.

Os dados que você vai precisar se encontram nesse link. Para funcionar, é necessário configurar o DNS e Cname do Blogspot no domínio, para que o mesmo seja reconhecido. Também vale lembrar que seu blog só vai abrir no novo link quando a equipe responsável pelo domínio "liberar" o endereço. Isso ocorre, geralmente, entre o período de 24 a 72 horas.

Pronto! Seu endereço na web mudou e o link ficou menor. Espero que tenham gostado do tutorial e qualquer sugestão, só deixar nos comentários, ok?

Curtiram a dica? Conta pra gente! E que tal conferir as novidades do #PPC? Há várias tags para vocês participarem e aparecerem aqui!



17 comentários:

  1. Fofa é você, Ju! :-)
    Adorei o post.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Continuo com dúvidas, sou muito boba, HAHAHA. :(
    Se o meu blog já é hospedado pelo Blogger e eu comprar o domínio, ainda preciso configurar o tal do DNS e do Cname ou isso acontece automaticamente?

    :*

    http://hey-london.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei, muito útil, procurava um tutorial assim. Julie, e o pagamento, como é feito?

    ResponderExcluir
  4. ótimas dicas, além de ser bastante útil. Volte sempre viu? Grandes beijos ;D

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?

    Muito bom você dar esse tutorial, muita gente nao sabe mudar o endereço pra usar um dominio personalizado no blogger, e se eu precisar um dia a voltar usar o blogger ja to sabendo.

    Beijo.

    Tenha uma ótima semana.

    Gabriel
    www.uglymonster.sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, espero que um dia meu blog alcance sucesso o suficiente pra comprar um domínio próprio. Enquanto isso, eu fico usando o .tk pra encurtar mesmo, porque eu não aguento o .blogspot.com!

    www.garotadeallstar.tk

    ResponderExcluir
  7. adorei ju, mas eu tenho o meu blog no blogger q é tdiaryofteens.blogspot.com e tenho tdiaryofteens.tk e quero virar .com e se eu fizer isso ai vai ser de graça?não tenho q pagar nada? ain por favor dá um ajudinha pra tia aqi kkk' bjs

    ResponderExcluir
  8. Ja sabia, mas enfim sobre essa confirmação de palavras, eu odeio D: aff kkk,

    Boa tarde linda ! Obrigado por visitar meu blog, volte sempre,estou lhe seguindo também ♥ Kisses ,ótima semana.
    *Gostaria de ver seu Look,make,esmalte ou texto em meu blog? Então segue o link abaixo e veja como, adoraria ver vc participando do meu blog! XoXo

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/p/participe-do-blog.html
    @DezaHoffmann

    ResponderExcluir
  9. Mas migrar não fará com que os seguidores se percam?

    =*

    ResponderExcluir
  10. @Mylla, você precisa configurar no seu painel de controle do domínio. Lá vai ter os lugares pra colocar essas numerações!

    ResponderExcluir
  11. @Marcinha você só vai pagar o dominio, no caso, o .com, .com.br, .org e etc.

    ResponderExcluir
  12. @Luna Sanchez não, eu migrei e naõ perdi. Vi no google como retornar, e dá certo :D

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Julie. Acho que você deve receber muitos emails meus. Eu querendo te pertubar, ein? rs Mas enfim, li esse post, mas não consegui usar o CNAME que eles dão no blogger e nem os DNS. Tive que pagar hospedagem mesmo. Mas tudo bem, está tudo certo agora. Adorei seu post mesmo. Visita lá o meu blog pra você conferir como ficou: www.nosnagravata.com! Ah! Obrigada por ter paciência em me responder. rs

    ResponderExcluir
  15. Ola tambem vou usar essas dicas para aumentar o trafego do meu blog http://procureaquiblogspotcom.blogspot.com,pois sao muito boas,ha aproveito para deixar o meu site de jogos online que e o jogosdobem.meusjogosonline.com por favor prestigiem

    ResponderExcluir

Quando for postar um comentário, favor usar a opção Nome/URL. Obrigada.







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!