Coisas que só o tempo ensina

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A vida é um eterno aprendizado. Sabemos mais que ontem e menos que amanhã. Isso nunca vai mudar. E nunca vai parar.

Não sou a pessoa mais experiente do mundo. Aliás, ninguém é. Todo mundo tem um assunto que desconhece. Isso é fato. Mas vivi o bastante para saber o que sinto. Se estou certa? Só o futuro dirá. Porém, escrevo tudo. Tudo mesmo. Lá na frente vou ver se errei... Ou se, na melhor das hipóteses, acertei alguma vírgula ou ponto final.

A vida é uma eterna loucura. Nós nunca sabemos o que virá e nunca podemos ter certeza de nada. Quando achamos que estamos pelo caminho certo, aparece uma nova curva e seguimos adiante. Trocamos todas as passagens e chegamos a destinos que nunca imaginamos existir.

É por estar em uma vida maluca que devemos aproveitá-la ao máximo. Posso ser nova, mas sei o quanto a vida pode ser injusta. E temos que fazer bom uso dela enquanto ainda estamos por aqui.

A vida me ensinou que nós devemos cantar quando temos vontade. Ter momentos únicos, subir no sofá e se imaginar em um palco. Ligar a TV em um filme velho e repetir todas as falas. Assistir séries e se sentir dentro delas. Ter um amor platônico e um amigo imaginário. Inventar momentos e lembranças. Se apegar a recordações e sentir falta por não poder tê-las de novo.

Devemos ter momentos loucos, diferentes da rotina. Pagar micos com os amigos, colocar uma música alta no ônibus e cantar - junto com eles - bem alto. Gritar no meio da rua. Brincar no parquinho da praça até o guarda reclamar. Jogar bola com os garotos na chuva. Fazer um dia de beauty com as meninas no feriado. Comprar tudo sem se preocupar com as contas no fim do mês. Beijar alguém que você sempre quis beijar. Abraçar alguém que tem saudade. Arrumar briga. Arrepender-se depois. Sair na chuva e correr pela rua. Levar tombos. Escrever. Fazer amigos. Dizer adeus. Tudo é válido.

E, principalmente: viver de momentos, viver de agora. Não se preocupar com o que vão pensar. Lembranças boas, daquelas que vamos contar para nossos netos, são feitas de momentos malucos, idiotas e com muitos micos e perigos para contar. A vida não tem graça se for parada e monótona. Então, que tal sair dessa cadeira e ir viver lá fora, onde o Facebook só é citado para comentar as fotos daquela garota chata da sala? Tenho certeza que 10 minutos de vida real é bem melhor que 10 minutos em uma rede social, com o rosto apoiado em uma mão e a outra em cima do mouse.

Isso são coisas que só o tempo pode ensinar. Por enquanto, aprendi até aqui. Espero mais conhecimentos que virão amanhã ou daqui a dez anos. Quem se importa? A vida é contraditória mesmo. Mas se tem algo que nunca muda é que devemos viver sem limites. E viver intensamente.



5 comentários:

  1. Adorei o texto, ótimas palavras. Ás vezes uma dose de loucura não faz mal a ninguém :)

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto ! amei seu blog, estou seguindo !

    http://depositoderascunhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. sem palavras Ju! Amei demais <3 lelusantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto! Simplesmente agente tem que viver sem prós e contras só a vida!

    ResponderExcluir
  5. O que é a vida sem riscos e uns arranhões depois de tombos!?

    Beijo, Mariana
    http://marianadelavia.blogspot.com.br/ - A Poetisa da Nova Era

    ResponderExcluir

Quando for postar um comentário, favor usar a opção Nome/URL. Obrigada.







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!